MENU PRINCIPAL Menu

  • 02/07/2020

    Tempestades associadas a passagem de Ciclone Bomba no sul do Brasil provocaram mortes e estragos

    mapa_LX_30062020

    Rio de Janeiro, RJ – Julho, 2020: A rede de detecção de descargas atmosféricas Total Lightning, operada no Brasil pela Earth Networks e Simtech, detectou grande quantidade de relâmpagos no sul do país no dia 30 de junho.

    Vendavais intensos associados à passagem de frente fria acoplada ao ciclone extratropical, denominado de ciclone bomba, causaram extensa destruição nos Estados da região Sul. Somente em Santa Catarina, mais de 160 municípios reportaram danos ocasionados pelos ventos que excederam os 100km/h, e a CELESC reportou mais de 1,5 milhão de unidades consumidoras com queda de energia.

    A animação abaixo ilustra o avanço das instabilidades marcadas pelas descargas atmosféricas detectadas pela rede da Earth Networks.

     

    A Earth Networks opera a mais ampla rede global de monitoramento de descargas atmosféricas com a capacidade de detectar tanto as descargas intranuvem quanto nuvem-solo. Esta característica singular em alta resolução espacial e temporal possibilita a identificação antecipada de áreas com risco de tempestades severas. Saiba mais acessando www.earthnetworks.com.

    A Simtech representa a Earth Networks no Brasil e atua no mercado nacional como provedora de solução e equipamentos nos mais diversos segmentos da hidrometeorologia. Informações adicionais sobre este e outros produtos podem ser obtidas no site www.simtech.com.br.

    Para receber atualizações sobre a SIMTECH e seus parceiros, preencha o cadastro clicando aqui!

    Jornalista responsável: Ubirajara Dias JP33836RJ