MENU PRINCIPAL Menu

  • 19/10/2020

    Simtech realiza palestra em webinar da UENF

    Webinar_UENF

    Rio de Janeiro, RJ – Outubro, 2020: A Simtech participou da I Semana Acadêmica de Engenharia Meteorológica da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). No último dia 16, o meteorologista Bruno Cunha apresentou o painel “Medição do Perfil Vertical do Vento com SODAR da SCINTEC e suas Aplicações”.

     

    Na palestra, o profissional abordou a atuação da Simtech, que oferece modernos equipamentos de medição para instâncias governamentais, empresas privadas e institutos de pesquisa. A empresa se destaca em diferentes áreas, com soluções para sondagens atmosféricas e oceanográficas, análise de dados de satélites e rede de radares meteorológicos, dentre outros.
    Ele destacou alguns equipamentos não-convencionais, como cintilômetros, que medem o fluxo de calor e estimam o balanço de radiação em diferentes superfícies. Durante a explanação, ele fez recomendações importantes para os futuros meteorologistas. “Cada região tem uma condição atmosférica peculiar e cada condição terá seus característica específicas. Por isso, é preciso definir muito bem o tipo de equipamento a ser utilizado para que ele possa medir adequadamente o fenômeno meteorológico de interesse ”.

    A I Semana Acadêmica de Engenharia Meteorológica foi realizada 13 a 16 de outubro com o tema “Clima, Energia e Inovação Tecnológica”. Devido à pandemia do Coronavírus, o evento aconteceu de forma virtual, por meio de webinares.
    Com caráter científico e tecnológico, a UENF busca por meio do encontro promover mais integração entre a comunidade acadêmica, o mercado de trabalho e a sociedade. Foram realizadas palestras, mesas-redondas, rodas de conversa, minicursos e muito mais.

     

    SODAR
    Bruno apresentou na palestra as funcionalidades do SODAR (Sound Detection and Ranging), um perfilador de vento que mede a velocidade e direção do vento em diferentes níveis verticais da atmosfera, e, desta forma, entrega diversos dados relevantes para a análise meteorológica. Em alguns casos, segundo ele, o uso do SODAR se mostra mais vantajoso que as torres anemométricas, que exigem esforços maiores de instalação em alguns terrenos. “Muitas vezes, o seu custo também é inviável”, explica.
    O SODAR é fabricado pela Scintec, empresa alemã com mais de 30 anos de experiência e representada pela Simtech no Brasil.

     

    A Simtech representa diferentes empresas no Brasil e atua no mercado nacional como provedora de soluções e equipamentos nos mais diversos segmentos. Informações adicionais sobre este e outros produtos podem ser obtidas no site www.simtech.com.br.

    Para receber atualizações sobre a SIMTECH, preencha o cadastro clicando aqui!