EEC TeleSpace e Defesa Civil de SC realizam FAT e treinamento no Sistema de Recepção de Imagens do Satélite GOES, série R, Capella – GR | Simtech
MENU PRINCIPAL Menu

  • 13/06/2018

    EEC TeleSpace e Defesa Civil de SC realizam FAT e treinamento no Sistema de Recepção de Imagens do Satélite GOES, série R, Capella – GR

    SDC.SC FAT 20180612

    Enterprise, AL/USA, Junho – 2018: Os técnicos da Secretaria de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina, acompanhados de representantes técnicos da Simtech, realizam nas instalações da Enterprise Electronics Corporation (EEC) – Telespace, aceitação (FAT) e treinamento em fábrica no Sistema de Recepção de Imagens do Satélite GOES, série R, Capella – GR, a ser instalado no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CIGERD) de Florianópolis.

    O Capella – GR, Sistema de Recepção de Imagens do Satélite GOES-16, permitirá ao CIGERD receber imagens atualizadas a cada 15 minutos das condições atmosféricas de todo o estado de Santa Catarina, ampliando a capacidade de monitoramento dos eventos que possam impactar nas condições meteorológicas do estado.

    Informações adicionais do uso e integração do Capella – GR a outras ferramentas disponíveis no CIGERD, Secretaria de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina, podem ser obtidas no link: CIGERD – Defesa Civil de Santa Catarina .

    O satélite geoestacionário GOES-16 da NOAA, é o primeiro satélite da série GOES-R e iniciou sua operação em 2017. A imagem do canal visível em full-disk é gerada por uma composição de diversos canais espectrais dos 16 disponíveis no ABI (Advanced Baseline Imager). A figura abaixo com os 16 canais mostra os EUA nos 2 canais visíveis, 4 canais infravermelho próximo e 10 canais infravermelho. A variedade de canais disponível no GOES-16 é 3 vezes maior do que o antecessor GOES-13, permitindo aos meteorologistas distinguirem entre nuvens, vapor d’água, fumaça, gelo e cinzas vulcânicas em alta resolução espacial e temporal.

    O GOES-16 entra na era dos satélites geoestacionários como ferramenta de suporte para previsões de curto prazo, auxiliando no monitoramento de tempestades severas, previsões marítimas, incêndios florestais, deslocamento de cinzas vulcânicas e previsões de condições do espaço. Um marco na aplicação de satélites ambientais nas previsões de curto prazo. Para saber mais sobre o programa GOES/NOAA/NESDIS, acesse https://www.goes-r.gov/.

    A TeleSpace, divisão da EEC para satélites ambientais, fornece soluções de hardware e software para ingestão, processamento, visualização e disseminação dos dados provenientes de satélites ambientais de órbita polar e geoestacionária. Conheça mais acessando www.eecweathertech.com.

    A Simtech representa a TeleSpace no Brasil e atua no mercado nacional como provedora de soluções e equipamentos para os mais diversos segmentos. Informações adicionais sobre este e outros produtos podem ser obtidas no site www.simtech.com.br ou pelo contato simtech@simtech.com.br.