MENU PRINCIPAL Menu

  • 13/07/2020

    Três Motivos para considerar o Sferic Maps como a melhor ferramenta para trabalhar com dados de descargas atmosféricas

    sferics

    Rio de Janeiro, RJ – Julho, 2020: Dados de descargas atmosféricas são uma importante informação para planejamento em diversas indústrias. De dados em tempo real, que podem fornecer alertas, até dados históricos, que podem auxiliar em estudos de casos, os dados sobre os relâmpagos são uma forma acessível e científica para aumentar a segurança, a continuidade e a eficiência de operações diversas.

    Total lightning data, cell tracks, and alerts on Sferic Maps weather map

    O sistema de visualização de dados meteorológicos Sferic Maps da Earth Networks é uma poderosa ferramenta para monitorar dados de descargas atmosféricas. Seguem abaixo três principais razões para o Sferic Maps ser tão poderoso:

    1. Detecção de Descargas Atmosféricas Totais (nuvem-solo e intra-nuvem)
    2. Dados em Tempo Real
    3. Dados Históricos

    A seguir, iremos descrever com detalhes esses aspectos que a tornam uma ferramenta tão especial.

    1 – Detecção de Descargas Atmosféricas Totais (nuvem-solo e intra-nuvem)

    As descargas atmosféricas não são todas iguais, e os sensores e redes que as detectam também se diferenciam entre si. Algumas tecnologias somente detectam os relâmpagos nuvem-solo e, apesar deste tipo ser o que ocasiona danos diretos a vida e propriedades, ele corresponde somente a 20% de todos os relâmpagos que ocorrem.

    A rede de detecção da Earth Networks monitora tantos os raios nuvem-solo como os intra-nuvem (Total Lightning) para emitir alertas que podem salvar vidas. A NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration) utiliza esta informação da Earth Networks para auxiliar nos alertas para a população sobre tempestades.

    Esta combinação de relâmpagos Total Lightning permite entender a dinâmica mais completa do desenvolvimento das tempestades.

    Alertas Total Lightning

    Como mencionado anteriormente, rede de monitoramento que alerta apenas sobre a ocorrência de descargas nuvem-solo, está alertando sobre somente 20% de toda a atividade de relâmpagos. Dessa forma, esses sistemas têm maior chance de gerar alertas falsos ou mesmo não identificar a necessidade de geração de um alerta.

    Sirenes, sinais luminosos e alertas em aplicativos, que se baseiam em dados Total Lightning, são o único tipo de alertas que cobrem a maioria dos relâmpagos. Uma vez que os intra-nuvem representam aproximadamente 80% de todos os relâmpagos, são um componente crítico para os alertas. Alertas de relâmpagos a partir de uma rede de detecção Total Lightning possuem uma melhor antecipação temporal do que alertas provenientes de alguma rede baseados unicamente em descargas nuvem-solo.

    Earth Networks Lightning Alert Guide: Horn & Strobe, Proximity Alerts, Dangerous Thunderstorm Alerts

    Existem três formas principais para se receber alertas efetivos de relâmpagos:

    • Alertas de Tempestades Severas (DTA)
    • Alertas de proximidade
    • Sirenes e alertas luminosos

     

    2 – Dados de Relâmpagos em Tempo Real

    O segundo maior benefício do Sferic Maps como uma ferramenta de monitoramento e alerta de descargas atmosféricas é que se visualizam os dados em tempo real em forma amigável ao usuário.

    Intra-Nuvem Vs. Nuvem-solo

    In-cloud and cloud-to-ground lightning strikes over Oklahoma on Sferic Maps

    No Sferic Maps, a camada de descargas atmosféricas disponibiliza tanto os dados de relâmpagos intra-nuvem como nuvem-solo em um formato simples de visualização. Os sinais de cruz amarela indicam os nuvem-solo positivos enquanto que os sinais de traço amarelo indicam os nuvem-solo negativos. Já os sinais de traço roxo indicam os intra-nuvem.

    In-cloud lightning data for an individual strike including timing, location, and amp

    E além de poder visualizar os dados na tela, também é possível obter mais detalhes sobre cada descarga, como a localização exata, o horário de ocorrência e a corrente de pico.

    Uma das aplicações mais importantes dos dados em tempo real é os alertas de nowcast. Muitos usuários não precisam avaliar todos os detalhes de uma descarga, mas, sim, focar em quando os relâmpagos poderão interromper suas atividades. Para esses usuários, o emprego dos alertas de proximidade de tempestades severas (DTA) e os produtos de rastreamento de tempestades (Cell Tracks) são fundamentais. Simplesmente habilitando as camadas desses produtos é possível acompanhar a localização das tempestades mais severas e para onde estão se deslocando. Adicionalmente ainda se pode utilizar a camada de estimativa de tempo de chegada das tempestades (ETA) para se avaliar o tempo para tomada de decisão.

    Storm ETA layer on Sferic Maps, which uses live lightning data to accurately estimate when storms will arrive in an area

    3 – Dados Históricos de Relâmpagos

    O terceiro e último grande benefício do uso do Sferic Maps é o acesso ao arquivo de dados históricos. Possuir acesso a dados passados de descargas atmosféricas é muito importante para análise de eventos passados, permitindo identificar se um dano a propriedades e equipamentos pode ter sido ocasionado por um relâmpago ao verificar sua localização e horário de ocorrência.

    Lightning archive on Sferic Maps to access historical lightning data

    Por todos os motivos relatados acima, o Sferic Maps é uma ferramenta essencial para usuários com necessidade de acompanhar descargas atmosféricas em tempo real, ou mesmo realizar avaliações de eventos passados.

     

    A Earth Networks opera a mais ampla rede global de monitoramento de descargas atmosféricas com a capacidade de detectar tanto as descargas intranuvem quanto nuvem-solo. Esta característica singular em alta resolução espacial e temporal possibilita a identificação antecipada de áreas com risco de tempestades severas. Saiba mais acessando www.earthnetworks.com.

    A Simtech representa a Earth Networks no Brasil e atua no mercado nacional como provedora de solução e equipamentos nos mais diversos segmentos da hidrometeorologia. Informações adicionais sobre este e outros produtos podem ser obtidas no site www.simtech.com.br.

    Para receber atualizações sobre a SIMTECH e seus parceiros, preencha o cadastro clicando aqui!

    Jornalista responsável: Ubirajara Dias JP33836RJ